Logo | Ápex Odontologia

Qual o momento ideal de colocar aparelho ortodôntico?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Acompanhamento do odontopediatra

Esse momento ideal não existe. Inicialmente, a criança desde os primeiros anos precisa estar sendo acompanhada pelo odontopediatra. O odontopediatra vai ser a pessoa que, durante a formação da dentição de leite, se houver algum tipo de problema ele vai poder intervir ou ele vai indicar o ortodontista.

Agora, por volta dos cinco ou seis anos, esse sim é o momento de você levar o seu filho para uma primeira visita ao ortodontista.

A partir do momento que o paciente chega ao ortodontista, esse acompanhamento, essa supervisão da formação dessa mordida, vai acontecer até o final da puberdade da criança (do adolescente no caso).

Quando todos os dentes permanentes nasceram, romperam e se encaixaram (superior com inferior), neste momento, quando tiver a mordida dos dentes permanentes encaixada e bem alinhada, termina essa necessidade de observação frequente.

Dente de leite para permanente

Como a gente muda bastante durante este período, nessa faixa etária, troca os dentes de leite, o osso da maxila está crescendo, durante a puberdade o osso da mandíbula cresce mais. São muitas as mudanças, então é importante fazer essa supervisão.

Vai ter momentos em que a criança vai precisar de aparelho, outros momentos a criança vai ficar em descanso, porém sob supervisão. E por quê?

Porque existem situações que a gente precisa recomendar a extração de um dente de leite, que não está caindo e já tem outro dente nascendo, ou pode retardar a vinda do dente permanente. Então nesse momento, o dente de leite precisará ser extraído.

Outros tratamentos

Vai ter momentos em que será preciso um tratamento fonoaudiólogo, otorrino e tudo isso precisa ser recomendado no momento certo. Se passar do momento certo, esse procedimento que faria uma grande diferença na formação da mordida lá na frente, já não será mais possível ser feito.

Por isso, esse acompanhamento vai do momento que a criança chega ao ortodontista, até a mordida estar completamente formada e pronta. E o aparelho vai acontecer em alguns momentos e em outros não.

Por isso, não existe momento ideal. Cada criança e adolescente é de uma forma, cada um se desenvolve de uma maneira, e em alguns momentos se coloca o aparelho dos 6 aos 10 anos, e isso vai fazer com que não seja preciso usar depois, a gente só vai saber acompanhando o desenvolvimento pode fazer com que não seja necessário o uso posterior. Isso só saberemos acompanhando o crescimento e a formação dos dentes dessa criança.

A partir dos 6 anos, até a adolescência, é possível intervir no osso e isso é feito com aparelho ortopédico. Depois disso, não é possível mexer no osso, e se a criança possuir alguma discrepância óssea, não é possível minimizar isso com aparelho ortopédico, e depois de adulto, muitas vezes, somente com cirurgia óssea.

E lembre-se a sua saúde bucal faz diferença em sua qualidade de vida.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 10 / 21
Quando a cárie não recebe o tratamento correto, ela evolui para várias complicações. Veja quais são as consequências desse quadro quando não tratado.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
Você sabe quando é possível usar o Invisalign? Descubra quais são as indicações desse aparelho e quais pessoas podem usá-lo para corrigir o sorriso.
Ler Mais
1 2 3 9
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross