Logo | Ápex Odontologia

Dente do Siso: remover ou não?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A importância do siso

Hoje, ouvimos muitas pessoas perguntam se devem remover ou não os dentes do siso. Algumas afirmam que todos os dentistas recomendam a extração do siso.

Na verdade, o dente do siso era muito necessário quando eramos primatas. Tínhamos até mais molares do que atualmente, e era muito necessário, pois comíamos comidas cruas e precisávamos dilacerar muito o alimento.

Hoje em dia, como os alimentos são cozidos e mais moles, não é tão necessário manter o dente. Com o tempo, a arcada foi diminuindo e o siso já não tem mais o espaço que ele tinha para nascer.

Motivos para a extração

É muito comum não ter o espaço do dente do siso, para que ele nasça bonito e bem encaixado. Como já foi dito em outros vídeos/textos, é importante que os dentes estejam bem encaixados. Cada dente tem sua posição e seu formato. E se estiver em uma posição errada, teremos uma função comprometida. A mastigação e deglutição vão acontecer de forma errada, não saudável.

Se o dente do siso não tiver espaço para nascer e ele vier errado, vai atrapalhar todo esse conjunto. Por isso, recomenda-se muito a extração do siso, principalmente na fase adolescente, quando esta retirando o aparelho ortodôntico.

Mas, não é apenas esse o motivo de extração de siso. Muitos pacientes adultos tem os quatro dentes do siso e muito bem encaixados. Porém, o local onde o siso nasce é de difícil escovação e difícil acesso ao fio dental.

Muitas pessoas já não tem o hábito de usar fio dental, mesmo que seja necessário o uso diário do fio. Então, chegar ao dente do siso com o fio dental é difícil, isso pode acumular bactéria, causar inflamações e infecções, além de causar perda óssea.

Essa infecção do dente do siso fica circulando pelo corpo, podendo comprometer a saúde geral do paciente. Não podemos simplesmente deixar a infecção ali, pois ela funciona como uma bomba relógio, onde a bactéria não se manifesta, mas está circulando no sangue, podendo chegar ao coração.

Então, é recomendada a extração do siso também em casos onde a pessoa não consegue higienizá-lo adequadamente.

Mesmo ensinando a higienizar e fazendo os acompanhamentos, caso a pessoa não consiga manter os dentes saudáveis, recomenda-se a extração do siso. É um dente que, para um jovem, ele tende a ser um problema no futuro.

A melhor fase para se fazer a extração de um dente do siso é jovem/adolescente, por quê? O jovem muitas vezes não precisa trabalhar, não trabalha falando muito, pode ficar de repouso, tem uma resistência orgânica muito melhor, e não tem problemas de saúde geral.

Então, são muitos fatores que levam a uma extração de dente do siso. E na adolescência, a retirada do siso funciona de maneira preventiva, evitando futuros problemas.

Lembrando, a sua saúde bucal faz diferença na sua qualidade de vida.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross