Pós-operatório da cirurgia de levantamento de seio maxilar

O que é levantamento de seio maxilar?

Para explicar rapidamente o que é o levantamento de seio maxilar, é um pequeno procedimento que a gente faz utilizando as cavidades ocas que existem em cima dos dentes. A cavidade oca serve para aquecer o ar. A gente usa esse espaço para colocar um pouco de osso para crescer o osso e depois colocar um implante.

O pós-operatório de seio maxilar

Cuidados básicos

Então, o pós-operatório, de maneira geral, pra qualquer tipo de procedimento, serve para segurar quatro tipos de situações, que são: sangramento, dor, inchaço e infecção.

Para a dor você toma um analgésico e usa o gelo. Para o inchaço tem o anti-inflamatório e o gelo.

A crioterapia (terapia com gelo) expulsa o sangue da região diminuindo o inchaço, dor e infecção também.

A infecção é diminuída também com antibioticoterapia que a gente dá antes.

Nada de comida quente

Logo depois você não pode comer nada quente porque ativa a circulação e pode inchar e sangrar. Onde tem sangue pode ter bactéria gerando a infecção.

Depois de um pouco mais de tempo, você pode comer alimentos mais moles, porém, até o 2º e 3º dia nada quente, mas não precisa ser todos os dias super frio. A temperatura ambiente vai aumentando com o gradativo do tempo.

Posso espirar normalmente?

Agora, na cirurgia de seio maxilar, o principal dela é que a gente fez um procedimento na parte de cima do dente, colocou o osso e ele está ali, ou seja, não pode espirrar.

Quer dizer, pode espirrar, mas tem que ser com a boca aberta, escandaloso, porque isso pressiona o osso e movimenta tudo lá dentro, sendo muito ruim para o enxerto.

Sangramento nasal

Outra coisa importante do seio maxilar é que pode haver sangramento pelo nariz, ou seja, membrana que fica internamente da cavidade do seio maxilar pode se machucar e às vezes dar uma cortadinha. Mas, não se preocupe! Pode acontecer e acontece corriqueiramente.

Mastigação

De maneira geral, no pós-operatório da cirurgia de enxerto de seio maxilar o local deve ficar o mais parado possível.

Ao mastigar, tome conta para não atrapalhar a região. Quer comer algo duro como doritos sabendo que pode machucar o loca? Então não coma! Apenas se for triturado.

Solução nasal

O que a gente usa também é solução nasal, pois limpa e deixa a via aérea bem liberta.

Devo tomar antibióticos?

Os antibióticos que a gente utiliza geralmente são mais específicos para a cirurgia de seio maxilar e devem ser tomados o tempo que for preciso. Não dá para brincar, pois a infecção do seio maxilar é muito chata, além do que, não queremos que infeccione.

Por isso que muitas vezes na cirurgia a gente dá o profilático, começa antes e vai até o final dos 15 ou 21 dias. Não é porque passou três ou quatro dias e você está tudo bem que já pode relaxar!

Higienize a região

Outra coisa importante para finalizar é que precisa limpar a região. Clorequicidina, água oxigenada 10 volumes ajuda um pouco, mas a clorequicidina em cima onde está o ponto é interessante!

Dr Marcos Ney Pizzocolo apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458

Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

faixa-apex-odontologia

Fale Conosco

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta