Causas do Mau Hálito

Muitas pessoas acham que tem mau hálito por conta do problema de estômago, gastrite, regurgito e refluxo. Na verdade, poucos vêm dessa causa, 70 ou até mais, mas 70, 80% das causas do mau hálito estão dentro da boca.

O que causa mau hálito?

Eu vou falar algumas situações que podem trazer mau hálito, mas vale lembrar que o principal é a higiene incorreta, porque muitas pessoas não usam o fio dental ou usam esporadicamente e escovam de forma errada, então a placa bacteriana fica entre os dentes.

Cárie

Às vezes você tem uma cárie e não usa o fio dental, a cárie se forma entre os dentes e você não percebe.

Imagina que tem um dente colado no outro, você come e o alimento entra no buraco da cárie, o alimento permanecerá porque você não usa o fio dental. Mas de qualquer forma, se você começar a usar, o fio vai passar no buraco e o alimento vai continuar. As bactérias continuarão comendo e liberando substâncias que fedem.

Por que o lixo cheirar mal? Cheira mal porque a gente joga o resto de comida e as bactérias vão, se reproduzem e liberam esse cheiro. Na boca é a mesma coisa, o mau hálito, na maioria das vezes, é esse processo. Junta a comida no buraco da cárie e a bactéria solta um monte de substâncias que fedem e cheiram mal.

Escovação inadequada

Se não escova direito e não usa o fio direito, ocorre a periodontite. A bactéria entra na gengiva, come o osso e o resto de alimento, e libera o cheiro ruim.

Veja também: 5 Dicas para Escovar melhor os Dentes.

Cigarro

O cigarro é uma grande causa, todo mundo que fuma sabe que fica o hálito de cigarro. É um ambiente que prolifera bactérias ainda mais agressivas, porque a boca fica sem oxigênio e causa aquele cheiro.

Não escovar a língua

Tem gente que não escova a língua, a língua é bem áspera e junta bactéria. A bactéria fica 1, 2 ou 3 anos comendo o resto de comida e soltando o cheiro.

Dica da Dr. Lícia

É importante ficar atento, porque é difícil alguém chegar perto de você e falar que tem mau hálito. Nós mesmos já nos vimos em situações como essa – meu amigo tem mau hálito, como eu vou falar para ele?

A dica é você falar assim: nossa eu vou ao dentista a cada seis meses, ela me ensinou a escovar. Você costuma ir ao dentista?

Na verdade, a gente tem que se cuidar para não estarmos no papel da pessoa que tem mau hálito. Ficam aqui essas dicas, procure um dentista, o dentista vai te falar se você realmente está com mau hálito, caso a resposta seja sim, ele vai examinar e tratar.

CRO-SP 61423

× Agendar Consulta