Blog

Conheça o aparelho ortodôntico invisível e seus benefícios

A imagem mostra o rosto de uma mulher, tombado para o lado, sorrindo e mostrando o aparelho invisível.

O aparelho ortodôntico mais conhecido é o fixo metálico, aquele que não pode ser retirado da boca porque os bráquetes de metal são colados no esmalte dentário. Embora seja eficaz para corrigir problemas diversos, muitos pacientes não simpatizam com ele por ficar evidente no sorriso.

Essa característica é o que leva pessoas a rejeitarem o tratamento ortodôntico, principalmente os adultos, que precisam preservar a sua imagem e podem ficar com uma aparência infantilizada por causa do aparelho, geralmente associado a crianças e adolescentes.

No entanto, é possível realizar um tratamento ortodôntico discreto e confortável optando pelo aparelho ortodôntico invisível, o Invisalign® ou o ortodôntico fixo lingual (colado na face interna do dente). Achou interessante? Então continue lendo para conhecer essa alternativa para alcançar o sorriso perfeito!

O que é o aparelho ortodôntico invisível?

Os problemas ortodônticos (dentes mal posicionados) precisam ser corrigidos porque:

  • afetam a aparência do sorriso;
  • dificultam a higienização dos dentes;
  • podem causar alterações na estrutura da face;
  • prejudicam a mastigação;
  • podem causar quebras e dores dentárias;
  • podem causar retrações gengivais;
  • favorecem problemas e doenças bucais;
  • abalam a autoestima.

Essas são algumas das consequências negativas que os desalinhamentos dentários e as alterações na mordida provocam, mas muitas pessoas resistem ao tratamento ortodôntico porque o aparelho pode prejudicar sua aparência.

No entanto, atualmente existem algumas alternativas de aparelhos ortodônticos invisíveis como é o caso dos alinhadores Invisalign®, que falaremos neste artigo. Diferentemente daquele feito em metal e composto por diversas peças, como os bráquetes e o arco ortodôntico, esse dispositivo é totalmente livre de componentes.

Sua estrutura é semelhante a das moldeiras utilizadas para fazer clareamento dentário, também das placas miorrelaxantes, indicadas para quem tem bruxismo. O material usado é totalmente transparente e o aparelho feito sob medida, para encaixar com perfeição na arcada dentária.

O Invisalign® movimenta os dentes de uma forma muito discreta e com a necessidade de menos acessórios que geram desconforto. Por isso, é uma excelente alternativa para quem precisa corrigir problemas ortodônticos, mas quer mais conforto e discrição.

Como o Invisalign® funciona?

Como explicamos o Invisalign® é um aparelho ortodôntico invisível feito de forma personalizada. O dentista solicita exames e faz a captura de imagens da boca do paciente para fazer o planejamento do tratamento. Ele é realizado com o auxílio de um software, em computador.

Com base nesse planejamento, é definido como será o formato do alinhador, ou melhor, dos alinhadores. Isso porque é confeccionada uma sequência deles e cada um tem uma pequena diferença em relação ao anterior. É isso que faz os dentes se movimentarem corrigindo os desalinhamentos.

Geralmente a cada 15 dias é feita a troca do alinhador pelo próprio paciente. Afinal, o Invisalign® também tem a facilidade de ser um aparelho móvel. Assim, ele pode ser retirado da boca na hora de comer e para escovar os dentes.

As consultas de manutenção são realizadas para que o dentista possa acompanhar a evolução do tratamento. No entanto, elas podem acontecer em intervalos de tempo maior em relação ao tratamento convencional

Quais são os benefícios do Invisalign®?

Os benefícios do Invisalign® abrangem diferentes aspectos, como a praticidade, o conforto e a valorização estética. A seguir falamos um pouco mais sobre cada uma das vantagens de optar pelo aparelho ortodôntico invisível.

Conforto

O Invisalign® é mais confortável porque, como explicamos, as placas são feitas de um material liso e se encaixa com perfeição na arcada dentária, prevenindo possíveis lesões ou reações alérgicas. Pode ser necessário algum acessório para ajudar nas movimentações dentárias , mas são casos específicos.

Praticidade

Por ser um aparelho móvel, o alinhador invisível é muito prático para o dia a dia. O paciente pode retirá-lo da boca na hora de comer, e isso evita o acúmulo de resíduos, dando mais liberdade para a mastigação. Na hora de escovar os dentes também não existe nenhum empecilho para a escova e o fio dental. O dispositivo é higienizado fora da boca.

Cuidado com a saúde bucal 

Justamente por facilitar a higienização dos dentes, o Invisalign® garante um cuidado maior com a saúde do paciente. Ele não acumula resíduos nem favorece a formação da placa bacteriana ou do tártaro, deixando a boca livre de bactérias.

Valorização estética

O Invisalign® fica praticamente invisível na boca e não prejudica a aparência do sorriso. Assim, o tratamento é mais discreto e valoriza a imagem da pessoa, o que também promove o aumento da autoestima.

Por isso, se você precisa fazer um tratamento ortodôntico, mas não quer impactar a sua imagem e ainda deseja um procedimento mais confortável, o Invisalign® é uma excelente opção. Esse aparelho ortodôntico invisível apresenta diferentes indicações, inclusive com versões para crianças e adolescentes. Converse com seu dentista sobre essa alternativa!

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta