Logo | Ápex Odontologia

Como funciona o tratamento com invisalign? Entenda!

Atualizado em 28/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O invisalign é um tipo de aparelho ortodôntico móvel indicado para tratar desde problemas simples aos mais complexos, como espaços, desalinhamentos, apinhamentos e giros. O tratamento pode ser feito por pessoas de todas as idades.

A imagem mostra uma mulher colocando o invisalign

Problemas ortodônticos não precisam ser corrigidos apenas com aparelhos fixos metálicos. O invisalign é uma opção que traz uma tecnologia diferenciada, com a mesma eficiência dos dispositivos convencionais, mas proporcionando um tratamento confortável e discreto.

Pode ser utilizado nos problemas mais simples até aqueles mais complexos, sendo indicado para pessoas de todas as idades, inclusive na ortodontia corretiva, realizada em crianças. Quer saber mais sobre como funciona o tratamento com o invisalign? Então continue lendo para conferir!

Como o invisalign funciona?

Diferente dos aparelhos ortodônticos tradicionais, o invisalign não é feito em metal e não contém braquetes. Ele é confeccionado em um material totalmente transparente, livre das peças e componentes dos dispositivos comuns.

O invisalign é um tipo de alinhador invisível, ou alinhador transparente. Ele é feito sob medida para o paciente e se encaixa nas arcadas dentárias como se fosse uma placa miorrelaxante, usada para tratamento do bruxismo.

No caso dos dispositivos convencionais, as movimentações dentárias que corrigem os problemas ortodônticos são feitas por meio da troca de peças e de ajustes no aparelho. Com o invisalign a dinâmica do tratamento funciona de forma diferente.

Como ele é totalmente livre de peças, o que faz com que as movimentações sejam estimuladas é o formato do aparelho. Ele é confeccionado com uma pequena diferença em relação à arcada dentária da pessoa, e isso faz com que se encaixe bem justo nos dentes, estimulando a se movimentarem gradativamente para a posição ideal.

O invisalign é um aparelho móvel, por isso, pode ser retirado da boca pelo paciente na hora das refeições e para escovar os dentes. Seu material é liso e não provoca atrito na mucosa bucal, assim, esse dispositivo é mais confortável. Além disso, a transparência deixa o sorriso mais natural, preservando a estética do paciente.

Como é feito o tratamento com invisalign?

O tratamento com invisalign começa com o planejamento. O ortodontista coleta imagens da boca do paciente e das suas estruturas ósseas. Elas são trabalhadas em um software de computador para definir como as movimentações dentárias devem acontecer para que o sorriso fique harmônico e simétrico.

Com base nesse projeto, é definido o formato do invisalign. Porém, não é feito apenas um aparelho, mas diversos. Isso, porque cada um vai apresentar uma pequena diferença em relação ao anterior e o paciente vai usá-los em sequência.

Geralmente, a cada duas semanas é preciso fazer a troca do invisalign. Assim, o paciente começa usando o primeiro e as movimentações são estimuladas. Após duas semanas, ele troca pelo dispositivo seguinte, que já tem um formato diferente, e estimula ainda mais esses movimentos. Assim, segue as trocas até que todos os problemas são corrigidos.

É aconselhado usar o aparelho por cerca de 22 horas todos os dias, a fim de garantir os resultados esperados. Além disso, são agendadas as consultas de acompanhamento que costumam acontecer a cada 1 ou 2 meses. Nelas, o ortodontista verifica se a evolução está acontecendo conforme esperado e dá instruções, se for necessário.

Quem pode usar o invisalign?

Uma das grandes vantagens do invisalign é a sua versatilidade. Por ser um dispositivo muito confortável ele pode ser usado tanto por crianças quanto adolescentes, adultos e até mesmo pessoas idosas que desejam melhorar a aparência do seu sorriso.

É uma opção para guiar o crescimento dos dentes durante a ortodontia preventiva, evitando problemas complexos no futuro. Existe uma versão especial para adolescentes, que vem com um marcador de uso para que os pais e o ortodontista possam verificar se o dispositivo está sendo usado do modo correto e pelo tempo indicado.

Existem ainda outras variações de modelos, para tratamentos mais complexos, mais sutis, que promovem resultados mais rápidos, e assim por diante. Logo, pessoas de qualquer idade podem se beneficiar com o invisalign.

Como acontece com outros aparelhos, ele apenas não pode ser usado por aqueles que têm algum problema bucal, como inflamações na gengiva. Nesse caso, é preciso antes fazer o tratamento dessas condições para depois iniciar o tratamento ortodôntico.

Em algumas situações pode ser indicado o uso do fixo para alguma correção, como para pacientes com dentes no palato (céu da boca) ou problemas que exigem uma cirurgia ortognática. Mas depois desta correção, o invisalign pode ser usado para a conclusão desses tratamentos, no mais, como dito, pode ser utilizado na maioria dos quadros clínicos.

Se você precisa fazer um tratamento ortodôntico e quer saber se o invisalign é ideal em seu caso, consulte seu ortodontista. Converse com ele sobre o desejo de usar o alinhador transparente e garanta um sorriso alinhado e perfeito, com mais descrição e conforto.

Entenda o que é a mordida profunda e como tratar? Clique aqui e entenda!

Compartilhe este conteúdo e deixe seu comentário!

Até o próximo post!

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 25 / 05 / 22
Descubra para que servem os elásticos instalados nos aparelhos ortodônticos e entenda se todos os pacientes precisam utilizar esse acessório.
Ler Mais
 | 22 / 04 / 22
Entenda o que pode provocar uma disfunção na articulação temporomandibular e descubra quais são os sintomas que indicam esse problema em curso.
Ler Mais
1 2 3 12
magnifiercross